As responsabilidades nas operações com guindastes


E as normas técnicas para a operação segura de guindastes.

Queremos destacar um artigo publicado em setembro 2013, ainda muito relevante, sobre as responsabilidades nas operações com guindastes.

De todos os maquinários usados na construção civil, os guindastes são geralmente envolvidos em acidentes de trabalho que causam custos mais altos em relação às vidas e danos. Fora os operadores de guindastes, as causas podem estar nos processos de gestão do cliente ou do proprietário do guindaste.

É muito importante poder confiar que todas as partes envolvidas estejam atentas as suas responsabilidades. Sistemas de gestão da segurança e qualidade implantadas são de vital necessidade. Isso envolve todos os departamentos da empresa; Operacional, Comercial, Financeiro, RH, Treinamento e a Diretoria. E o cliente cobrando ações seguras e corretas dos operadores na obra.

Uma importante conclusão feita baseada no casos relatados na recente história mostram que, em torno de 90% dos acidentes com guindastes são o resultado de erro humano. Mas muitas das vezes o operador do guindaste  se provou o menos culpado. O treinamento dos operadores e sinalizadores sobre os regulamentos de segurança e a preparação é fundamental  para evitar acidentes.

A PASBrasil sempre busca caminhos para mitigar os riscos de acidentes, estando preparada para atender adequadamente e aprender com os casos, prevenindo novas situações similares de acontecerem.

Acesse aqui link para o artigo na íntegra para entender as normas técnicas para a operação segura de guindastes:
https://qualidadeonline.wordpress.com/2013/09/30/as-normas-tecnicas-para-a-operacao-segura-de-guindastes/

Veja também este artigo sobre o assunto: Acidentes com guindastes e organização do trabalho:
http://nrfacil.com.br/blog/?p=4909